Está dada a largada!

17º Circuito Acadêmico do UniBH reúne atividades, projetos, apresentações, palestras e oficinas das mais variadas áreas do conhecimento. O Circuito acontece semestralmente, finalizando as atividades acadêmicas daquele período. Um dos maiores objetivos do evento é expor os projetos interdisciplinares dos alunos de graduação, que trabalham, na prática, a resolução de problemas reais para diversas necessidades da sociedade.

De acordo com Cinthia Rocha, diretora do Campus Buritis, sede do evento, uma das premissas do Circuito é trabalhar a inovação. Segundo a diretora, uma das inovações dessa edição foi a mudança de layout, trabalhando na perspectiva no formato de pitch para que alunos possam criar e apresentar seus projetos. Outro desafio foi trazer empresas reais para dentro das oficinas e desafios, como é o caso da Vale, da Dell e da Saga.

No primeiro dia, o prêmio Outliers também agitou as estruturas do UniBH. A premiação consiste em coroar os alunos com média superior a 90% durante o semestre anterior. Na terça, dia 27/11, as premiações foram para os alunos da área de humanas; na quarta-feira, dia 28/11, será a vez dos alunos das engenharias e, no último dia, quinta-feira, 29/11, os alunos das áreas de saúde serão os premiados.

Segundo Sinthya Tavares, responsável pela premiação, a seleção foi de 5% dos alunos em cada curso. Aqueles cursos que tiveram mais de 10 alunos, selecionaram apenas os dez primeiros colocados. Outro critério usado foi a obrigatoriedade do aluno cursar mais de 3 matérias. A premiação é um momento de orgulho para os pais. O relacionamento da família do aluno com a instituição é uma das preocupações do UniBH. De acordo com Sinthya, é uma ligação que a instituição tem para a vida inteira do aluno, tanto durante quanto depois do período acadêmico.

Outra atração dessa edição do circuito é o 3º Campeonato de e-Sports, com a estreia de League Of Legends, além do já tradicional Counter Strike. A premiação é surpresa e a competição reúne tanto alunos quanto familiares e amigos para montarem suas equipes e competirem.

A abertura aconteceu em frente ao palco principal do bloco Carandá 6, do Campus Buritis, com apresentações de ballet da companhia Royal Academy of Dance, que prepara dançarinos para competições nacionais e internacionais de dança.

Legenda: Margot Sales e Adriano na apresentação Sentimentos

Além das apresentações e premiações, o evento busca trazer experiências enriquecedoras para os futuros profissionais, formandos do Centro Universitário. Na primeira noite de mostras, por exemplo, a Web Rádio Comunicativa do UniBH fez a cobertura completa do Circuito Acadêmico, que foi produzido e apresentado pelos alunos de Jornalismo, sob o comando dos professores Tacyana Arce e Marcílio Lana. As transmissões continuam nos próximos dias no Facebook da Web Rádio Comunicativa.